LIFEFORCE (1985)

Quando assisti a LIFEFORCE há alguns anos, acho que na globo, fizeram o favor de cortar justamente algumas ceninhas que teriam me agradado mais na época. Acabei achando apenas uma ficção científica bacana, com uma história bagunçada e logo apaguei da memória. Revendo hoje, com um olhar um pouco mais maduro e, obviamente, a versão uncut, descubro uma autêntica obra prima do horror sci-fi da década de oitenta subestimadíssima!

E bons tempos quando colocavam muita grana nas mãos de gente talentosa pra fazer o que quiser… claro que isso já levou estúdios à falência, mas também acontecia filmes como LIFEFORCE, uma megaprodução pra época, fiasco de bilheteria pra variar, mas contava com roteiro de Dan O’Bannon e direção de Tobe Hooper; cada centavo investido é visto na tela em efeitos especiais de ponta, muita maquiagem, animatronics, maquetes realistas, bons atores e mesmo com a pompa de superprodução, acho que ninguém se importou em ter uma personagem transitando pelada por todo o filme (as tais cenas que a globo cortava…).

Além disso, é um filme muito britânico. Não por simplesmente se passar na Inglaterra, com todo aquele sotaque e os volantes dos veículos à direita, mas várias características, o estilo visual e a atmosfera típica do cinema britânico são impressos em LIFEFORCE. Se realizado nos anos 60, poderia ser uma produção da Hammer e faria uma bela double feature com UMA SEPULTURA PARA ETERNIDADE, do Roy Ward Baker. Não há indícios de que ele tenha sido dirigido por um texano e produzido pelos israelenses da Cannon.

A trama é bem simples, mas a forma como as coisas transcorrem é que deixa uma impressão de bagunça narrativa, mas até isso é um charme a mais, até porque a história é pretensiosa, mas Hooper mantém sempre os pés no chão. Em uma missão espacial, uma nave enorme e estranha é encontrada na cauda do Cometa Haley. Um grupo de astronautas entra no misterioso objeto voador e encontra restos de criaturas semelhantes a morcegos em uma escala maior. Encontram também três corpos humanos em ótimos estados, mantidos em caixões de vidro. A merda bate no ventilador quando esses corpos são levados pra Terra, acordam e começam a sugar e infectar a força vital de suas vítimas, transformando-as numa mistura de vampiros com zumbis!

Algumas sequências dessa sandice toda são antológicas, como a que Patrick Stewart faz a sua participação. E nada me tira da cabeça a imagem de Mathilda May, a vampira chefe, completamente nua zanzando pelos cenários… ai, ai… Mas como não é apenas isso que me interessa, destaco também o final, tenso pra cacete! De uma intensidade impressionante e belas imagens de puro horror. As ruas de Londres infestadas de vampiros/zumbis e almas sendo sugadas percorrendo o ar em fachos de luz, ao mesmo tempo em que rola um sexo artístico entre a vampira e o protagonista numa igreja… uma coisa linda!

LIFEFORCE é conhecido aqui no Brasil como FORÇA SINISTRA e foi lançada em DVD, vejam só, na versão uncut! Este exemplar já se esgotou e hoje é ítem raro e quem comprou na época, teve sorte grande!

13 pensamentos sobre “LIFEFORCE (1985)

  1. Então… trampo em Vitória, mas moro em Vila Velha. Somos conterrâneos, hehe.

    Cara, o Martini fica três ruas depois das Lojas Americanas, sentido Fafi. Na mesma rua onde existia o McDonalds na esquina. Fora o Martini, tem outras duas lojas ali de CDs e DVDs velharias.

    Hoje comprei uma relíquia lá chamada “Combustão Espontânea”. Nem imaginava que tinha versão em DVD.

  2. Mathilda May é deusa!

    Caramba, comprei esse DVD em perfeito estado há uns dois meses no Martini, no centro de Vitória. Nem sabia que já tinha esgotado. Sempre aparecem algumas pérolas por lá. Vale a pena a visita ocasional.

  3. “…uma autêntica obra prima do horror sci-fi da década de oitenta subestimadíssima!”

    Falou tudo, Perrone.

    E que poster fodástico é esse!

  4. Valeu pelo post, Perrone.
    Assisti ainda moleque no Domingo Maior. É uma pena o filme ser ignorado atualmente, merece um relançamento em DVD ou uma reprise na TV, mas nem os canais fechados o exibem.

  5. Mais uma coisa que eu lembrei em 2005 quando fiz meu orkut a primeira coisa que eu fiz foi criar a Comunidade para o filme que na época não existia:Lifeforce(Brasil)!!!

  6. Ronald eu fui um cara de sorte na época!! Meu DVD é original comprado no Submarino no ano de 2004.Lembro dando sopa por R$ 19,90!!Cara que puta resenha chique demais do kct!!
    Parabéns pela postagem!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.