OS IRMÃOS CARA DE PAU (The Blue Brothers, 1980)

bscap0094

Revi OS IRMÃOS CARA DE PAU recentemente e foi como redescobrir um clássico transcendental. Havia milhares de cenas e detalhes que eu tinha simplesmente apagado da mente. Eu já tinha visto o filme dezenas de vezes nos anos 90, mas realmente desde então não tive mais contato algum. Às vezes esqueço de como o tempo tem andado tão rápido e vinte anos atrás foi logo ali…

Mas o grande prazer do cinema, essa arte que eu tanto amo, é a possibilidade de rever um IRMÃOS CARA DE PAU e sentir como se fosse a primeira vez. O filme me fez chorar de rir, vibrar com as cenas de perseguição e relaxar ouvindo as excelentes canções que o filme dispõe. É disparado o melhor musical realizado nos últimos, sei lá, 40 anos… (e sim, é um musical porque os números musicais ajudam a avançar a história). É o filme mais divertido surgido do programa Saturday Night Live (a dupla central interpretada por Dan Arkroyd e John Belushi foi criada como esquete do programa), e um dos melhores filmes perseguição de carros de todos os tempos! É também é um dos melhores filmes que o grande John Landis já dirigiu… Perde somente, talvez, para UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES e INTO THE NIGHT.

bscap0087bscap0093

O enredo é simples. Jake Blues (Belushi) sai da prisão e junto com seu irmão, Elwood (Dan Aykroyd), começam a reunir a velha banda de volta para uma causa nobre, conseguir dinheiro suficiente para salvar o antigo orfanato em que passaram suas infâncias. A trama é mais ou menos um fio condutor para um monte de números musicais R&B cheios de energia. Além de tocarem um par de músicas maravilhosas, The Blues Brothers também compartilham o momento com James Brown, Ray Charles, Aretha Franklin, John Lee Hooker e Cab Calloway.

Se OS IRMÃOS CARA DE PAU não passasse de números musicais, já teria sido ótimo, mas Landis demonstra talento na direção, na composição dos quadros, nos momentos mais singelos, como quando Jake chega no apartamento apertado de Elwood pela primeira vez e, em poucos planos, Landis dá uma aula de cinema, edição e composição.

tumblr_otknhhbsMR1w42z8no3_1280tumblr_otknhhbsMR1w42z8no2_1280tumblr_otknhhbsMR1w42z8no1_1280

Também oferece algumas das mais impressionantes acrobacias de carros em alta velocidade já testemunhadas. O Bluesmobile (um velho Dodge, carro da polícia, usado pela dupla) é um dos carros mais icônicos do cinema. Mais de três décadas depois, não houve um carro que pudesse superar essa lata velha.

No coração do filme temos duas ótimas performances de Belushi e Arkroyd. Nunca tiveram uma química tão boa na tela, com um timing cômico impecável. Sejam discutindo seus planos em longos takes dentro do Bluesmobile, seja em cima de um palco cantando e dançando. Seus números musicais são simplesmente incríveis. O elenco ainda tem Charles Napier, Carrie Fisher, John Candy e até uma pontinha do Spielberg (que era muito amigo de Landis, até acontecer o que aconteceu aqui).

The-Blues-Brothers 1_lg

Aykroyd e o diretor John Landis voltariam a se reunir mais vezes, inclusive 18 anos depois de OS IRMÃOS CARA DE PAU para uma continuação, inferior, mas ainda divertida e bem mais exagerada, em OS IRMÃOS CARA DE PAU 2000. Dessa vez, sem John Belushi, que morreu em 1982, aos 33 anos, de overdose. No lugar dele, temos o grande John Goodman.

3 pensamentos sobre “OS IRMÃOS CARA DE PAU (The Blue Brothers, 1980)

  1. Pingback: INNOCENT BLOOD (1992) | dementia¹³

  2. Grande filme de comedia dos anos 80 á sua primeira exibição na TV Aberta eu assisti foi no “SuperCine” na Rede Globo em 24/04/1988 e depois passou varias vezes nesse emissora sua ultima exibição na TV Aberta foi em uma das sessões de Domingo da Rede Record ,antes de existir o Domingo Espetacular não sei se foi lá 2000 ou depois ou antes desta data com á dublagem original ou classica da (BKS) como queiram,Carrie Fischer á eterna e falecida princesa Leia esta no filme sendo á noiva abandona por Jake no altar e ela quer mata-lo á todo custo,John Candy,Charles Napier o dono do bar dos caipiras onde Jake e Elwood vão cantar para aquecer á banda tocando no começo e blues e depois eles tem que mudar de estilo antes que fosse linchados pelos os frequentadores do mesmo e tocam o tema de abertura da serie ” Couro Cru ” estrelada por Clint Eastwood e Steve Spielberg esse aparece no final do filme… e por fim Cab Calloway cantando no teatro aquela musica que o Sebastian tambem o fez no primeiro comercial da C&A lá para 1988 como “Os Irmãos Cara de Pau ” na plateia vendo á sua performance é o tempo passa rápido demais .. mas as boas lembranças continua em nossas memorias .Valeu ,Perrone por mais essa postagem ,até mais !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.