ESCOLA NOTURNA, aka OLHOS DO TERROR (Night School, 1981)

vlcsnap00001vt

ESCOLA NOTURNA não é lá dos melhores slashers que eu já vi. É um exemplar bem comum de um modo geral, com algumas ideias decentes que acabam prejudicadas pela previsibilidade do roteiro, que não consegue segurar por muito tempo a identidade do assassino ou suas motivações… Mas tem algumas peculiaridades redentoras que fazem valer a pena uma conferida. Ei, é um filme que tem um assassino de capacete de motociclista com uma faca decapitando moças! Então momentos de diversão é o que não falta.

É curioso que ESCOLA NOTURNA teve o “privilégio” de constar na famigerada lista dos “Video Nasties“, filmes que foram censurados, mutilados ou proibidos, especialmente em território britânico no período; este aqui acabou tendo lançamento por lá só em 1987. Vendo hoje, me surpreende essa decisão porque ESCOLA NOTURNA está longe de ser dos mais sangrentos ou subversivos filmes de horror em comparação com vários outros exemplares da época. A quantidade de elementos sexuais e nudez é pouca e em termos de violência, a maioria dos assassinatos acontecem fora de campo… O que se vê são as consequências dos crimes. Uma cabeça que acaba em um vaso sanitário ou outra que desce lentamente entre os peixes de um aquário público, sob os olhos horrorizados dos visitantes, e por aí vai… Porque nosso assassino não apenas decepa-lhes a cabeça, mas também as mergulha na água, uma particularidade que intrigará o investigador da polícia, interpretado pelo italiano Leonard Mann.

cVY5g26uf5wU

E essas execuções absurdas e misóginas (as vítimas são todas mulheres) são mais como rituais, e a suspeita então volta-se para um professor de antropologia libertino que não hesita em praticar “aulas particulares intensivas” com suas alunas, se é que me entendem… Além disso, ele é o único professor do sexo masculino numa faculdade para moças (na qual as vítimas eram estudantes). Descobrimos também que ele não é o único garanhão da escola. A diretora do colégio parece, er… gostar das mesmas coisas que ele, e não pretende ter competição. Mas a verdade por trás dos assassinatos será bem diferente no fim das contas…

Quem dirige ESCOLA NOTURNA é o veterano Ken Hughes, bom artesão que brinca com todos os clichês do slasher: assassino neurótico emergindo dos mais variados lugares, vítimas jovens, câmera subjetiva, enquadramentos peculiares… Para ser justo, eu curti o filme porque tem mais a cara de um Giallo do que slasher. Lembra muito os filmes italianos feito na mesma época. Desde a trilha sonora de Brad Fiedel até a presença de Leonard Mann, mais conhecido pelos papeis em Spaghetti Western, tudo contribui para dar a impressão de que estamos diante de um suspense policial italiano.

50XPa

Algumas sequências são bem interessantes e vale destacar, como a do restaurante, onde o diretor literalmente brinca de esconde-esconde com o espectador e a cabeça de uma das vítimas; na parte erótica, temos uma excêntrica cena de sexo num chuveiro em que o professor de antropologia esfrega um tolete de tinta vermelha em sua aluna/amante (Rachel Ward). No final, sobra tempo até para uma frenética perseguição de carro e moto pelas ruas apertadas da cidade… No entanto, ESCOLA NOTURNA também pode desapontar pelo fato de ter esse motociclista armado com um facão decapitando as moças, algo muito promissor, mas, como já disse, quase nunca vemos as tais decapitações de fato.

OI31QX3w8k2d

Mas é um filme de detetive/assassino honesto, com boa atmosfera de horror em alguns momentos e alguns toques de humor negro (voluntários ou não). Cabeças rolando, mistério (embora fácil de resolver), lesbianismo, excentricidades antropológias… Os entusiastas do slasher vão se divertir.

7 pensamentos sobre “ESCOLA NOTURNA, aka OLHOS DO TERROR (Night School, 1981)

  1. Agora já sei que filme é esse “Escola Noturna” como o titulo exibido na TV de “Olhos do Terror” realmente ele foi exibido pelo o SBT ,mas na época se chamava-se TVS ,ele foi exibido pela primeira vez na televisão na Semana 4 no Domingo dia 24/04/1988 ,achei essa anotação velho caderno todo amarelado que possuo ainda, filmes exibidos nessa sessão de filmes do SBT na época :

    DOM – 24/04 — OLHOS DO TERROR
    SEG – 25/04 — CONFIDENCIAS DE UMA PRISIONEIRA AMERICANA
    TER – 26/04 — MULHER NOTA 1000
    QUA -24/04 — CASTELOS DE GELO
    QUI – 28/04– CAÇADORES DE ATLÂNTIDA
    SEX – 29/04 — CONFIDENCIAS DE UMA PRISIONEIRA AMERICANA ( reprise)
    SAB – 30/04 — O GAROTO DO FUTURO
    DOM – 01/05 — CAÇADORES DE ATLÂNTIDA (reprise)

  2. CARAAAAACOLES❗ Perrone, mano véio maravilhoso, tava a um tempão procurando esse filme❗ Quando eu era moleque, esse filme vivia passando no SBT, naquela época chamado também de TVS, isso no final dos anos 1980 e início dos 90. Eu só tinha flashes de lembranças dele, mais especificamente da cena do gira-gira, nem o título recordava. Quando li mais esse texto sensacional do seu BLOGAÇO, na verdade quando já vi a foto do motoqueiro todo de preto empunhando uma faca curva, pensei na hora: “Putz, achei, achei❗” 😄
    Pra você ver como minhas memórias eram falhas, nem me lembrava que esse filme tem a Rachel Ward, por quem me apaixonei ao assistir CLIENTE MORTO NÃO PAGA e que revia nas trocentas reprises , também na mesma época e no canal do Tio senil do Baú, de PÁSSAROS FERIDOS (culpa da minha mãe! 🙄). Só que nessas minhas lembranças escassas, tinha a impressão que o título quando passava na tv não era ESCOLA NOTURNA, mas agora com o título original, ano da produção e vendo trailer no YouTube, foi beeeeeem mais fácil pesquisar, e tava certo, no SBT, ou TVS, que seja, era exibido como OLHOS DO TERROR.
    Agora é procurar esse filme e assistir, só espero que tanta procura não termine em decepção, destruindo minhas parcas memórias afetivas dessa obra. 🤔
    Novamente, valeu demais, Perrone❗👍

    • Porra, você simplesmente descreveu a mesma sensação que eu tinha!!! Vi esse filme quando era moleque num SBT da vida sempre fiquei na memória a cena do gira-gira e a perseguição de moto no final… haha!

      E, verdade, provavelmente tinha esse título mesmo, OLHOS DO TERROR. Vou até atualizar… Enfim, que massa! Fico feliz por ter contribuido com essa redescoberta! 😀

      • Aí, Perrone, dá uma olhada nessa chamada do Festival de Filmes do SBT, de fevereiro 1990. O OLHOS DO TERROR foi o quarto filme, exibido em 16/02.

        O problema dessa chamada é que quase me esqueci do NIGHT SCHOOL, de tanto rir, pois quando anunciam o primeiro filme o narrador me manda essa: “CLUBE PARA MULHERES, PENETRE você também nesse embalo.” 🤣
        Ô, emissorazinha tôsca de de safada❗

  3. Só conheço esse filme pelo o titulo e sinopse ,nunca assisti ele nem mesmo se á TV Aberta passou esse filme algum dia .Esse filme saiu em Blu-ray lá nos Estados Unidos e ainda vende lá na Amazon .. e enquanto isso o nosso mercado de home vídeo já esta quase entrando na era do fim da midia fisica ,se é que não entrou ,pois lançamentos em Blu-ray estão cada vez mais dificil de ver uma novidade por aqui em nosso decadente mercado de home vídeo.
    P.S – A TV8 Canal 55.1 sinal aberto ,esta passando bons filmes de madrugada á partir das 2 da manhã ,filmes já exibidos por esse canal : HELLRAISER,RENASCIDO DO INFERNO,MANSÃO MACABRA (exibido com á sua dublagem clássica -Peri Filmes ,Rio de Janeiro),O CÃO DO DIABO ,tambem exibido com á sua dublagem clássica,A NOITE DO LOBO tambem exibido com á sua dublagem clássica e ontem passou o filme ” OS AMORES DE CARMEN ” Rita Hayworth e Glenn Ford ,finalmente uma opção para quem quer ver bons filmes clássicos na TV Aberta.

    • Grande Anselmo, chegou a passar no SBT… Tenho memórias de infância de ter visto esse filme na TV aberto no final dos anos 80…rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.