MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS (1980)

MV5BMGQ5NWE3N2UtMzI5Ny00NTJmLTk3NTEtMjY0ZGU5OTQ0MTc0XkEyXkFqcGdeQXVyMzM1MjQzNTk@._V1_

O planeta Akir é habitado por indivíduos que renunciaram à guerra e à violência e estão prestes a descobrir o que acontece quando pacifistas são ameaçados por alguém que não renunciou à guerra e à violência… O malvadão do espaço sideral, Sador (John Saxon), e seu exército de mutantes, ameaça os pobres cidadãos do planeta à destruição caso não se curvem diante dele. Como não sabem se defender, decidem enviar o jovem Shad (Richard Thomas) na missão de encontrar e contratar mercenários espaciais que estejam dispostos a lutar pelo pequeno planeta Akir (cujo nome não é nenhuma coincidência, como veremos a seguir).

ru2wNiF

Sim, MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS (Battle Beyond the Stars), produzido pelo grande Roger Corman, poderia ser definido como uma mistura entre OS SETE SAMURAIS, de Akira Kurosawa, e STAR WARS, num período em que fervilhava produções aproveitando do sucesso da clássica space opera de George Lucas. Se você já viu algum desses filmes (ou o remake do filme japonês, SETE HOMENS E UM DESTINO), o enredo não trará surpresa alguma. Mas a falta de originalidade da trama não é necessariamente um problema. A maneira como os realizadores brincam com essa mistura toda é o que acaba importando. São as sequências de ação, batalhas espaciais explosivas e muito tiro de raio laser, a variedade de personagens exóticos, maquiagens e efeitos especiais graciosos que esse tipo de produção classe B proporcionava…

pvAmNCqKyHcgUH

As filmagens não foram das melhores, apesar do orçamento ter sido dos mais abastados para os padrões de Corman (dois milhões de dólares). Atrasos na construção dos cenários e um mau tempo que fez o estúdio trabalhar com água até os tornozelos na maior parte do tempo não ajudava muito. O então futuro diretor James Cameron começou trabalhando aqui como um humilde modelador, mas pouco antes das filmagens começarem fizeram a preocupante descoberta de que o diretor de arte não tinha a menor ideia do que estava fazendo. E Cameron de repente se viu promovido à função. Mandou bem. O visual dos cenários e as miniaturas de naves e outros elementos estéticos são ótimos.

MV5BNjVhODUyOGUtMGZkOS00NTRlLTkzNWItMTcyYTkwOGY0YTNkXkEyXkFqcGdeQXVyMjUyNDk2ODc@._V1_SY1000_CR0,0,1551,1000_AL_

O jovem James Cameron trabalhando em MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS

ywctXtE

Quem escreveu o roteiro foi outro futuro cineasta, o independente John Sayles, que dá um bom trato nos diálogos e na construção dos personagens, percebendo a importância de acentuar as diferenças entre os vários mercenários que pintam por aqui, com suas peculiaridades e culturas. Por mais bobinha que seja essa aventura, é esse tipo de detalhe que ajuda a tornar MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS um exemplar tão interessante e divertido.

No elenco, Richard Thomas tenta fugir de seu personagem mais famoso, John-Boy Walton, da série de TV THE WALTONS. Até que se sai bem, faz o jovem ingênuo, mas aventureiro que se arrisca em desbravar o universo em busca de salvar seu planeta. São curiosos os momentos em que precisar lidar com a dualidade da sua essência pacífica em contraste à necessidade de lutar e eventualmente tirar a vida de seus inimigos.

zndIL69MFhYDoz

Dos vários atores que retratam os mercenários, temos a presença de algumas figuras interessantes. Robert Vaughn, que estava em SETE HOMENS E UM DESTINO, faz um fascinante personagem trágico e atormentado. É praticamente o mesmo papel que fez no western de John Sturges. George Peppard, por outro lado, parece se divertir com o seu cowboy espacial. E Sybil Danning acrescenta um toque erótico ao filme, fazendo uma guerreira amazonas de outra galáxia com generosos decotes. Obviamente, vale destacar o desempenho de John Saxon como o tirano vilão imponente e cruel.

mzjKBls8N4MNdv

A ação de MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS é um bom exemplo da abordagem de Roger Corman na produção, baseada em criatividade e imaginação – fazendo um pequeno orçamento durar mais do aparenta (até porque grande parte do dinheiro era para pagar os salários de Vaugh e Peppard) – e coube ao diretor Jimmy T. Murakami comandar sequências que não ficam nada a dever aos filmes B de batalhas espaciais do período. 

No fim das contas, temos aqui uma ópera espacial completamente agradável, um dos melhores dos muitos clones de STAR WARS.

Um pensamento sobre “MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS (1980)

  1. Sua primeira exibição acho que foi no Super Cine acho que 1983 ou 1984 não estou certo disso e passou varias vezes na parte da tarde na Sessão da Tarde na própria Rede Globo com sua dublagem antiga com as vos de Richard Thomas dubador dele era o mesmo da serie “Os Waltons” Afonso Celso Vasconcelos ,voz de Sandor era de Andre Filho ,voz do lagarto alienigena “Cayman “que quer se vingar de Sandor por ter exterminado á sua especie era dublado por Ionei Silva dublava o mestre dos mago em “Caverna do Dragão” e Hideke Goh da serie ” O Regresso da Ultraman “,Sybill Danning amazona guerreira era dublada pela Sônia Ferreira que dublou á voz da mãe de He-Man á Rainha Marlena e tambem dublou alguns filmes da Barbra Streisand e Bette Midler e da computador Nell era dublado por Carmem Sheila á voz da Chitara do Thundercats e quando foi exibido pelo o SBT em sua ultima exibição na “Sessão Fim de Noite ” o filme foi redublado mantando á nostalgia de que assistiu á sua dublagem antiga ,atualmente os vendedores de filmes alternativos só vende com essa dublagem nova ate hoje não consegui achar um desses vendedores que tenham á dublagem antiga inserida .Saudades dessa época que dava gosto de ver televisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.