OLHOS FAMINTOS 2 (Jeepers Creepers II, 2003)

jeeperscreepers2bus

Prometo que esse texto vai ser mais curto que o anterior, já que não preciso falar do background sórdido do diretor e roteirista Victor Salva, que também é responsável por este aqui. O primeiro OLHOS FAMINTOS havia deixado muitas questões em aberto, muitas perguntas sobre o que a criatura monstruosa planejara para o resto de sua fúria de 23 dias, num final pessimista e ousado. Um bocado da rotina do monstrengo é mostrada em OLHOS FAMINTOS 2, que dispensa os personagens do original (a não ser por uma pequena participação de Justin Long) e foca em duas histórias que se juntam no final de um dia de farta alimentação do famigerado Creeper (descobri que é assim que o chamam).

Depois que seu filho mais novo vira refeição do Creeper, o fazendeiro Jack Taggart (o grande Ray Wise, de ROBOCOP e TWIN PEAKS) e seu filho mais velho, Jack, decidem caçar a criatura a qualquer custo, como um capitão Ahab caçaria Moby Dick nos escritos de Herman Melville, com direito a um arpão e tudo mais…

jeeperstwo7

Enquanto isso, um ônibus escolar acaba tendo sua viagem interrompida por conta de um pneu furado, deixando um grupo de jovens jogadores de basquete, três Cheerleaders (sim, só três, esse número é importante) e os adultos responsáveis atrelados por horas no meio do nada. Examinando melhor, o buraco no pneu revela o que parece ser o trabalho de uma arma artesanal, parecido com uma estrelinha ninja, mas feita de ossos. Não demora muito, o grupo percebe que ficar parado à beira da estrada esperando ajuda é um dos menores problemas e aos poucos, adultos e adolescentes são apanhados um a um pelo faminto Creeper, na sua última noite antes da hibernação.

tumblr_owucqimrmI1qjxgmho5_1280

Em relação a abordagem do filme original, que era um exemplar de maior elaboração, atmosfera, boas ideias, OLHOS FAMINTOS 2 segue uma linha diferente, outra pegada, mais direta, pauleira o filme inteiro. De cinco em cinco minutos tem pelo menos um ataque do monstrão direcionada ao grupo dentro do ônibus escolar, no clássico dilema “se ficar o bicho come, se correr o bicho pega”… As situações que surgem a partir disso é de pregar o espectador na poltrona, ou no mínimo diversão garantida.

Se como uma distração de horror OLHOS FAMINTOS 2 se sai muito bem, com cenas de ataque do monstro acontecendo a todo instante, por outro lado nunca temos identificação alguma com os personagens como tivemos no primeiro filme com o casal de irmãos, e voltamos àquela lógica de quanto mais adolescentes estúpidos morrer, melhor. O que não deixa de ser bom também… O único elemento que tira o tom genérico deste aqui é a presença de Wise, com uma performance fina e um olhar obcecado intenso que nos faz torcer por ele até o fim. A cena em que encara o Creeper com o tal arpão preso na sua caminhonete é espetacular, digna das mais criativas contextualizações de Moby Dick.

jeeperscreeperstwo1524

Em OLHOS FAMINTOS 2, Salva escancara ainda mais o subtexto sexual sutilmente trabalhado no primeiro filme (que envolve um predador caçando implacavelmente um jovem através de seu cheiro), mas desta vez apresenta níveis de um David DeCoteau (diretor de filmes B dos anos 80 e 90, que se dedicou de uns tempos pra cá a fazer filmes de horror de temática homossexual) mostrando vários caras sem camisa tomando sol, e muitas provocações pra cima de um personagem em relação à sua sexualidade. Daí porque o número de meninas no filme é tão reduzido, enquanto rapazes sarados e bonitões têm aos montes…

Com OLHOS FAMINTOS 2, Salva expande o universo de sua criação, começa a se desenvolver uma espécie de mitologia para a série, que deveria já estar no seu, sei lá, sétimo ou oitavo capítulo, mas acredito que em razão da dificuldade que o diretor possui para tocar seus projetos por conta do seu passado, acabou não seguindo muito em frente, tendo que dirigir filmes sob contrato, como PEACEFUL WARRIOR, em 2006, com Nick Nolte. Este ano de 2017 marca o retorno de Salva à série OLHOS FAMINTOS, com seu terceiro capítulo… Mas é assunto pra outro post.

Um pensamento sobre “OLHOS FAMINTOS 2 (Jeepers Creepers II, 2003)

  1. “Olhos Famintos 3 ” passou no canal SyFy no dia 28 de outubro o Marcelo Milici colocou a cotação dele e sua critica no site ” Boca do Inferno ” e tambem as pessoas que o assistiram tambem já colocaram os seus comentarios lá, da uma conferida lá Perrone e descubra se o filme é bom ou ruim ,eu já fiu lá no site e dei uma olhada no texto do Milici .. mas só você lendo para ver o que acha sobre “Olhos Famintos 3 “,um abraço de Anselmo Luiz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.