DVD REVIEW: LILA & EVE – UNIDAS PELA VINGANÇA (2015); A2 FILMES

LilaAndEve_184900_ClipIWantAName

Dizem que não há amor maior que o de uma mãe para seus filhos. Então, faz sentido quando um filho é assassinado, uma mãe desejar vingança. Essa é essencialmente a premissa da produção independente LILA & EVE – UNIDAS PELA VINGANÇA, no qual as duas personagens título (Viola Davis e Jennifer Lopez respectivamente) juntam-se para procurar os responsáveis do assassinato de Stephon (Aml Ameen), filho de Lila. Sim, estamos falando de um filme de mães vigilantes.

Aliás, não apenas vigilantes mulheres, mas também vigilantes mulheres que não são brancas, o que na nossa sociedade hipócrita atual já é motivo para jogar um filme desses de escanteio. Se é um thriller de vingança com, sei lá, Scarlett Johanson, ia encher as salas de cinemas, mas como é uma negra, que já passou dos 40 anos querendo vingar a morte do filho, acabou virando peça direct to video. Mas não tem problema, já que temos uma distribuidora como a A2 Filmes prestando esse serviço no mercado brasileiro de home video, lançando algumas pérolas que nem saberíamos a existência.

ebd784770a901eb11051968428039450_640_x_341

Ainda que este “DESEJO DE MATAR de saias” não seja nenhuma obra-prima, longe disso, LILA & EVE possui alguns pontos a favor. É um filme sincero ao trabalhar o tema da dificuldade de lidar com a perda e das consequências de fazer justiça com as próprias mãos, mesmo que se enverede para o estilo camp e exagerado da coisa. Em particular, Viola Davis – que é uma das produtoras do filme e três vezes indicada ao Oscar, levando uma estatueta pra casa este ano com UM LIMITE ENTRE NÓS – está sublime e convence facilmente como a mãe devastada. A complexidade com que ela aborda cada avanço da trama é notável. Jennifer Lopez também surpreende com uma atuação segura, mais envelhecida, ainda com uma beleza natural, fazendo uma espécie de dispositivo de Lila. Ambas trabalham bem juntas, com uma química legal. Especialmente quando saem à noite fazendo o trabalho que a polícia deveria estar fazendo e, eventualmente, atirando em pessoas ligadas à morte do filho de Lila.

Tirando Davis e Lopez, o elenco não possui atores famosos, com exceção da participação de Shea Whigham, como detetive responsável pelo caso de Lila.

060415-Centric-Entertainment-Viola-Davis-Jennifer-Lopez-Star-in-Lila-and-Eve-Trailer

A vingança em si não é lá grandes coisas em LILA & EVE, com algumas ceninhas mais tensas, uns tiros aqui e ali, mas de vez em quando quase aparece em segundo plano na trama quando se olha para o filme como um todo. O foco é mais no peso dramático, na luta de Lila em confrontar seus sentimentos, sua vida cotidiana e na relação com Eve, uma ajudando a outra a seguir em frente ou, ocasionalmente, planejando seus próximos passos para a vingança.

Como já disse, LILA & EVE foi lançado no Brasil pela A2 Filmes, através do selo Flashstar, e chegou em DVD para locação, além de estar disponível para compra ou aluguel digitais nas melhores plataformas virtuais. O DVD chegará às lojas em Outubro e é altamente recomendado para quem curte um thriller de vingança fora do convencional, com excelentes atuações e até algumas boas sacadas de roteiro (o twist no final me pegou de surpresa!).

46506489

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.