ALIEN³ (1992)

alien3

Alguns dos meus últimos posts do ano passado aqui no blog foram sobre os dois primeiros filmes da franquia ALIEN, então não vejo porque não continuar… Até porque revi o terceiro episódio da série mais um vez por esses dias e vale a pena tecer uns breves comentários.

ALIEN³ é o primeríssimo trabalho de David Fincher como diretor, que era técnico de efeitos especiais e diretor de video clipes. O sujeito só aceitou a função de comandar a coisa aqui após alguns nomes (Renny Harlin, Walter Hill, que é o produtor) abandonarem o barco durante a pré-produção. Aliás, é um filme que até hoje possui uma carga de polêmicas de bastidores. Problemas com o roteiro (que fora reescrito trocentas vezes), interferências dos executivos dos estúdios pra cima do Fincher, diretor de primeira viagem, e o resultado final foi muito questionado na época. Por muito tempo ALIEN³ foi considerado a ovelha negra da série, até, é claro, surgir o quarto filme, dirigido pelo francês Jean-Pierre Jeunet, que assumiu esse posto…

Hoje, tenho certeza de que ALIEN³ é uma obra equivocadamente subestimada. Tá certo que não chega a ser melhor que os dois filmes anteriores, dirigidos pelo Ridley Scott e James Cameron, respectivamente, mas basta as sequências da baratona alienígena perseguindo os personagens pelos corredores apertados de uma prisão num planeta qualquer para colocá-lo entre os melhores filmes de horror dos anos noventa. É uma autêntica aula de tensão e horror atmosférico, que se aproxima bastante do filme de 78, embora este aqui seja o mais sombrio, melancólico e dramático exemplar da série. 

O final deve ter feito muitos fãs ferrenhos deixarem as salas de cinema da época xingando a mãe do diretor, mas eu adoro e acho que fecha a trilogia de maneira sublime. Mas, inventaram de fazer um quarto filme… Agora preciso rever também antes de crucificar o francês maluco que dirigiu.

Leia também:

ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (1979)

ALIENS (1986)

6 pensamentos sobre “ALIEN³ (1992)

  1. Desculpa, mas para mim este é o melhor da serie! E não só isso: o melhor trabalho da carreira de David Fincher!!! A cena ÉPICA do Alien abrindo a boca perto da cabeça careca da Ripley, a melancolia, o final… Me desculpe Ridley Scott, me desculpe James Cameron, me desculpe mundo, me desculpe até mesmo o próprio Fincher que não gosta do filme mas esse ai é demais!

    • Não precisa se desculpar, tirando o fato que prefiro os primeiros, também acho este aqui um puta filmaço! Tá tudo certo…hehe

  2. Não é um dos melhores filmes da serie Alien .. mas eles inventaram fazer e deu nisso tem umas partes interessantes de suspense e o desfecho final é sensacional .. mas aí a turma de Hollywood nos presenteou com a continuação desastrosa do quarto filme sendo que esse terceiro fechou com chave de ouro…mas os caras tinham que fazer merda e inventaram de fazer o quarto final,a nossa eterna Tenente Ripley está linda careca,Sigourney Weaver é linda de qualquer jeito.

      • Eu assisti ele na Globo e achei ele bem fraquinho ,acho que mais fraco que esses escrito por voce … tambem não estava tão doido para alugar ele na epoca e gastar uma grana e assisti-lo e então esperei ele passar na TV Aberta de gratis para não arrepender depois de aluga-lo , acho que essa serie Alien devia ter se encerrado no segundo filme ,não concorda comigo ,Perrone ?

        • Na verdade, não me importo tanto de expandirem o universo dos filmes, das franquias… Contanto que façam bons filmes, podem fazer ALIEN 10, 20… Mas se a coisa for um lixo total, aí concordo contigo. hehe
          Até agora a série ALIEN tem me agradado (tirando o 4, que preciso rever), e até PROMETHEUS eu curto pra cacete… Então, que venham bons filmes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.