O Sérgio Alpendre postou uma relação dos seus vinte filmes de cabeceira e eu, como obcecado por listas que sou, por mais efêmeras que sejam, fiquei pensando, após uns dois ou três anos sem postar algo parecido, quais seriam meus vinte filmes de cabeceira atualmente… Filmes de cabeceira, na minha visão, não tem necessariamente relação com qualidade, não são “os melhores filmes favoritos”, mas são produções que de algum modo tiveram um impacto pessoal, que arrebatam, são contextos na formação cinéfila, influenciam no modo de ver cinema e te acompanham pro resto da vida, independente de qualquer coisa… Por isso, quem já acompanha o blog sabe que não vai encontrar Bergman, Truffaut, Dreyer, Fellini, Antonioni e etc, por mais que adore esses caras.
Vinte é um número mesmo ingrato, é realmente muito pouco e a quantidade de filmes e de diretores que amo que ficaram de fora é de chorar e já até me arrependi de ter feito essa lista. Mas, como resolvi arriscar, puxei um pouco da memória, consultei minhas listas antigas, dei uma olhada nos meus rankings anuais e, sem pensar muito e gastar tanto tempo, cheguei nesses vinte filmes que listo abaixo, em ordem cronológica, apenas um filme por diretor. Daqui uns dois ou três anos posto outra pra saber o quanto mudou…
PARAÍSO INFERNAL (Only Angels Have Wings, 1939) Howard Hawks
O HOMEM QUE QUIS MATAR HITLER (Man Hunt, 1941) Fritz Lang
RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956) John Ford
O HOMEM DOS OLHOS DE RAIO-X (The Man with the X-Ray Eyes, 1963) Corman
TRÊS HOMENS EM CONFLITO (The Good, the Bad and the Ugly, 1966) Sergio Leone
A MARCA DO ASSASSINO (Branded to Kill, 1967) Seijun Suzuki
MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (Wild Bunch, 1969) Sam Peckinpah
TAXI DRIVER (1976) Martin Scorsese
ROLLING THUNDER (1977) John Flynn
O PORTAL DO PARAÍSO (Heaven’s Gate, 1980) Michael Cimino
MAD MAX 2 (Mad Max 2: The Road Warrior, 1981) George Miller
UM TIRO NA NOITE (Blow Out, 1981) Brian de Palma
CONAN – O BÁRBARO (Conan, the Barbarian, 1982) John Milius
FIRST BLOOD (1982) Ted Kotcheff
O ENIGMA DO OUTRO MUNDO (The Thing, 1982) John Carpenter
CÃO BRANCO (White Dog, 1982) Samuel Fuller
O SELVAGEM DA MOTOCICLETA (Rumble Fish, 1983) Francis F. Coppola
VIVER E MORRER EM LOS ANGELES (To Live and Die in L.A., 1985) Friedkin
DURO DE MATAR (Die Hard, 1988) John McTiernan
FOGO CONTRA FOGO (Heat, 1995) Michael Mann
Da sua lista eu conheço 15 filmes os outros filmes eu não conheço,pois são ineditos para mim.. fazer lista de filmes de cabeceira é dificil .. eu mesmo não tenho paciencia para fazer uma lista dos meus favoritos pois são tantos filmes que eu á assisti na TV ou Video ao longos dos anos que fica dificil fazer uma lista…mas valeu por publicar a sua lista para nos vermos os seus filmes favoritos de cabeceira,Perrone! Um abraço de Anselmo Luiz.
É difícil mesmo, mas ainda é prazeroso… 🙂