ABSURD, aka ROSSO SANGUE, aka ANTROPOPHAGUS 2 (1981)

vlcsnap-14997548

Depois da “apresentação” que fiz há alguns posts sobre o diretor Joe D’amato, finalmente vamos tratar de um filme dirigido por ele. Dos mais de 190 filmes que o sujeito realizou, ABSURD não faz parte daquela listinha de 20 a 25 filmes de boa categoria que o diretor conseguiu realizar ao longo de sua extensa carreira, ou seja, é lixo dos brabos, feito às pressas, provavelmente ao mesmo tempo com outra produção, roteiro risível e atores que parecem nem saber que tipo de filme estavam fazendo. Isso significa que teremos diversão garantida!

Antes de entrar no filme, um curioso fato desta produção é o número de títulos que recebeu pelo mundo afora. Dependendo do lugar e dos cortes da censura, o título mudava drasticamente. ABSURD é o que eu mais gosto, mas também tem ROSSO SANGUE, HORRIBLE, ZOMBIE 6 (!) e até mesmo ANTROPOPHAGUS 2, com a picaretagem de tentar relacioná-lo com a história do canibal grego do filme ANTROPOPHAGUS, que D’Amato dirigira 2 anos antes.

Enfim, esses italianos são demais! O roteiro de ABSURD é de Luigi Montefiore. Para quem não sabe, é o nome verdadeiro de George Eastman, ator fetiche de D’Amato. e que interpreta por aqui novamente um grego (aí está a relação com ANTROPOPHAGUS, já que Eastman também é um assassino grego neste outro) que aparece logo na primeira sequência fugindo de um padre (Edmund Purdom). Após tentar pular a cerca de uma mansão, acaba com a barriga perfurada pela ponta de uma lança da cerca e caminha para dentro da mansão com as tripas pra fora.

vlcsnap-2015-01-14-11h31m59s170

O sujeito vai parar no hospital e logo descobrimos que ele é praticamente imortal. Suas células se regeneram numa velocidade surpreendente. Sabemos um pouco do seu passado através do padre que veio da Grécia atrás do sujeito que desapareceu no mar ainda na Europa e foi parar lá no Estados Unidos! Calma, não procure entender os “porquês”. Esse tipo de rombo tem aos montes no decorrer do filme. O fato é que o sujeito acorda de uma hora pra outra e por onde passa deixa um rastro de sangue.

George Eastman foi um dos atores mais subestimados do cinema italiano. Em qualquer produção que estivesse sua presença era marcante (e não é só por causa da altura!), até mesmo numa tralha como esta aqui sua atuação surpreende. Em termos de técnica, seu trabalho está acima do próprio filme em que participa. Suas expressões completamente insanas funcionam principalmente quando a violência rola solta e nisso não temos do que reclamar em ABSURD.

vlcsnap-14996835

Até que a atmosfera de suspense não é tão ruim com a fotografia do próprio D’Amato creditado com seu nome verdadeiro: Aristide Massaccesi. Mas a trilha sonora não ajuda em nada! Enche o saco e chega uma hora que fica irritante, apesar do filme possuir várias sequências antológicas que proporcionam um impacto visual de violência extrema que agradam os fãs tranquilamente, como a cena em que Eastman ataca uma enfermeira perfurando sua cabeça com uma furadeira cirúrgica, ou quando um pobre açougueiro perde o escalpo com uma serra de cortar carne e claro, a seqüência onde o louco varrido coloca uma mulher dentro do fogão para assá-la viva!

vlcsnap-14997075

ChGAWkl

O roteiro sem sentido e pobre resume-se apenas na proposta de D’Amato e Eastman em juntar algumas idéias sádicas e de violência com o objetivo de divertir seus fãs. Tenho a certeza que nas mãos de um diretor mais cuidadoso e um roteirista profissional, ABSURD renderia um filme com um acabamento muito superior e uma narrativa com um sentido coeso dentro do possível, com outros personagens e uma trama mais desenvolvida, mas perderia toda a vulgaridade da direção de D’Amato, que possui um charme singular. A cena final com a menina ensanguentada segurando a cabeça é pra entrar para a história como uma das mais antológicas do cinema de horror europeu.

10 pensamentos sobre “ABSURD, aka ROSSO SANGUE, aka ANTROPOPHAGUS 2 (1981)

  1. Eu tenho curiosidade de ver o Antropophagus dele, só por causa da famigerada cena do feto – rsrs – que chegou a resultar na proibição da fita em diversos países. Deve ser um lixo típico de Halloween ou sextas-feiras 13 – hehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.