FIRST SNOW (2006)

first-snow.jpg

Se estão pensando que só vou falar de tralha velha por aqui estão enganados. FIRST SNOW é um exemplo disto. O roteirista de HOMEM DE FERRO e FILHOS DA ESPERANÇA, Mark Fergus, ataca na direção com este Neo-noir de 2006 que nem se atreveu a passar nos cinemas brasileiros, indo mofar direto nas prateleiras das locadoras sem muita publicidade. Injustamente, porque é um bom filme com o elenco encabeçado pelo britânico Guy Pearce e ótimos coadjuvantes, como J. K. Simmons (o J.J.Jameson de HOMEM-ARANHA) e William Fichtner, que teve uma pequena participação no novo Batman como o banqueiro que reage contra o assalto no início do filme.

Quando se fala em Neo-noir, já vem na mente aqueles filmes policiais que remetem ao gênero dos anos 40 e 50, e o pôster de First Snow acentua ainda mais essa noção. Mas o filme segue outro caminho. A história é um quebra-cabeça que vai se juntando aos poucos, formando um drama com elementos de thriller cujo protagonista, com passado ambíguo, revela-se um autentico personagem do noir.

Jimmy Starks (Pearce) é um homem de negócios que acaba à beira da estrada com o carro quebrado. Sem muita coisa pra fazer enquanto espera o conserto do carro, decide deixar que um médium (Simmons) leia sua mão. Descobre que seu fim pode estar mais próximo que espera. A partir daí, o roteiro passeia em questões como morte, paranoia e redenção.

FIRST SNOW possui um andamento lento e não traz nenhuma novidade. Mas a direção é correta, segura e Guy Pearce está inspirado, embora não seja um ator que atraia muito público, mas seu trabalho aqui merece o destaque que o filme, infelizmente, não teve.

6 pensamentos sobre “FIRST SNOW (2006)

  1. Eu quero muito ver esse filme.Já faz um bom tempo que chegou nas locadoras, msa nunca aluguei.Qualquer dia pego ele para assistir.Gosto do trabalho do Guy Pearce.Assisti um filmaço com ele nesses dias: A Proposta, do John Hillcoat.Recomendo!

  2. Pelo menos alguém viu o filme, heheEssa relação com o noir fica mais evidente com o personagem, marcado pelo passado. aliás, acho que o nome do filme aqui no Brasil é Marcas do Passado… nome bem fraco diga-se de passagem.

  3. Concordo, First Snow é um bom filme, e Guy Pearce faz um ótimo papel. Confesso que não tinha percebido essa semelhança com os Noirs. Mas é realmente um Neo-noir.Grande post!Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.